O que é menopausa

O que é menopausa

Estamos falando da menopausa – uma fase natural, embora às vezes não muito agradável, na vida de qualquer mulher.

Muitas pessoas pensam que a menopausa é a velhice, o fim da vida, e ficam com medo disso. Embora os processos de mudanças hormonais no corpo ocorram ao longo da vida da mulher. Especificamente, esse estágio está associado à diminuição dos níveis de estrogênio e à extinção da função reprodutiva. Isso não significa o início da velhice e, em particular, não exclui uma vida sexual ativa.

Frequentemente, as mulheres pensam que a menopausa coincide com a época da última menstruação. Isso não é inteiramente verdade: os médicos definem a menopausa como a extinção da função ovariana, em outras palavras, a cessação da produção de óvulos. Ao mesmo tempo, nos estágios iniciais da menopausa (no chamado período pré-menopausa), a menstruação pode persistir por algum tempo (embora o ciclo geralmente se torne mais longo). Os médicos consideram a menopausa como “completa” se os últimos dias críticos foram há um ano.

Idade em que ocorre a menopausa

A idade normal da menopausa, ou seja, o estado em que a mulher não pode mais conceber e ter filhos, é bastante individual. O valor médio é de 49-50 anos, mas 45 e 55 anos também são a norma. É bastante difícil responder com precisão à pergunta: em que idade ocorre a menopausa. Não começa de repente, porque leva tempo para o corpo se reconstruir. Normalmente, as alterações que causam certos transtornos para as mulheres ocorrem justamente no início da menopausa.

Sintomas e sinais da menopausa

O início da menopausa pode ser determinado por vários sinais. Você não precisa passar por todos eles: a menopausa começa de forma diferente para cada mulher.

A regularidade da menstruação muda. O ciclo menstrual da mulher fica confuso, o sangramento pode começar mais cedo e demorar mais, ou, ao contrário, passar rápido demais. Dias críticos também podem se tornar mais dolorosos.

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A quantidade de descarga pode variar. Para não alterar o modo de vida habitual e evitar incómodos com menstruações muito fortes, vale a pena escolher pensos com maior absorção. Por exemplo, o Always Platinum Ultra tem  apenas 3 mm de espessura e oferece excelente proteção e suavidade.

Surgem “ondas de calor”: sensações de calor e palpitações, que aparecem abruptamente e também passam rapidamente. E algumas mulheres também relatam insônia, tontura ou falta de ar.

Todos esses são “primeiros sinais”, o início das mudanças hormonais, pelas quais você geralmente pode entender o que está acontecendo com você. Essas mudanças não são agradáveis, por isso vale a pena consultar o médico e saber como passar por esse período com o maior conforto.

Como se livrar das ondas de calor durante a menopausa

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O que são ondas de calor durante a menopausa? Ataques repentinos de febre são o resultado de alterações nos níveis hormonais e do mau funcionamento do hipotálamo. Essa parte do cérebro é responsável por várias funções corporais importantes, uma das quais é a termorregulação. As ondas de calor costumam ser acompanhadas por aumento da sudorese, vermelhidão da pele, respiração rápida e taquicardia. De acordo com as estatísticas, mais de 75% das mulheres estão familiarizadas com esses desagradáveis ​​sintomas externos. Os “ataques” do sistema hormonal são quase impossíveis de prever e duram de meio minuto a meia hora.

As ondas de calor nem sempre ocorrem regularmente e com frequências diferentes: uma vez a cada poucos meses ou dezenas de vezes ao dia. Isso se deve ao que acontece no corpo da mulher. A concentração de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) no sangue diminui, e a síntese de hormônio folículo estimulante, ao contrário, aumenta. O endométrio não é mais renovado, o que leva à cessação da menstruação. Além de mudanças fisiológicas, alterações de humor e tendência à depressão são frequentemente observadas.

Quanto tempo duram as ondas de calor durante a menopausa? Isso é muito individual. Alguém nem notará as marés e sofrerá com elas por um ou dois anos. O consolo é que a medicina moderna é capaz de oferecer diferentes opções para a salvação desse desconforto. O que fazer? Em primeiro lugar, consulte o seu médico.

Em alguns casos, a terapia hormonal da menopausa é prescrita. Reduz significativamente as manifestações externas desta difícil condição e harmoniza os processos internos, salvando a mulher do desenvolvimento de osteoporose, patologias da tiróide, neoplasias nas glândulas mamárias, útero e ovários.

Além disso, os sintomas da menopausa costumam ser tratados com sucesso com medicamentos sintomáticos, como antidepressivos, vitamina D e suplementos de cálcio. É importante lembrar que embora a menopausa não seja uma doença, todos os medicamentos devem ser feitos apenas por um médico.

Algumas mulheres lutam contra as ondas de calor com remédios populares. Acredita-se que as ondas de calor podem ser eliminadas tomando decocções de ervas (endro, linho, trevo, salva, lúpulo, alcaçuz, alfafa). De acordo com alguns relatos, essas plantas contêm substâncias que agem de forma semelhante aos hormônios humanos. Apesar de as ervas serem vendidas sem receita, a automedicação não deve ser praticada. Pergunte ao seu médico se ele recomenda beber esta ou aquela decocção.

Para tornar mais fácil sobreviver à próxima onda de calor, você deve frequentemente ventilar o apartamento e evitar roupas quentes desnecessárias. Ao contrário dos medicamentos e ervas, o ar fresco pode e deve ser tomado com mais frequência sem receita médica!

Como retardar a menopausa

Embora as mulheres modernas não identifiquem mais a menopausa com a velhice, muitas gostariam de adiar a menopausa. Afinal, o estrogênio no corpo está se tornando cada vez menos, e não só o trabalho do sistema reprodutivo, mas também a beleza e saúde de uma mulher, depende diretamente disso. Este hormônio regula a renovação da membrana mucosa da uretra e da bexiga urinária, está envolvida no crescimento do tecido ósseo, promovendo a absorção do cálcio e a formação das células ósseas. Os órgãos sensíveis ao estrogênio incluem a pele, bem como cabelos, unhas e glândulas sebáceas. O estrogênio reduz o risco de desenvolver aterosclerose e outras patologias cardiovasculares. Portanto, muitas pessoas desejam atrasar o início da menopausa.

A compensação pela deficiência de estrogênio ajuda a adiar o início da menopausa (como já escrevemos, a terapia de reposição hormonal só pode ser prescrita por um médico). Junto com isso, uma alimentação adequada, abandonando os maus hábitos, bem como atividade física suficiente e estilo de vida desempenham um papel importante na manutenção da boa forma.

Dieta e nutrição durante a menopausa

O cardápio de uma mulher que não quer desistir há anos deve conter vegetais, frutos do mar, peixes, carboidratos complexos (os chamados “lentos”). Existem muitos deles, por exemplo, em cereais não processados ​​e cereais.

Não beba muitas bebidas com cafeína (não apenas café, mas também chá e bebidas energéticas). A razão é que a cafeína remove o magnésio e o cálcio do corpo – elementos que faltam especialmente durante a menopausa.

Recuse alimentos e alimentos muito salgados – o excesso de sódio contribui para o edema e o desenvolvimento de hipertensão. Mas, ao mesmo tempo, não permita a escassez de líquidos: crie o hábito de carregar uma garrafa de água potável com você e beber quando quiser.

Tratamento e prevenção da menopausa em casa

Felizmente, a menopausa não é uma doença. Mas, infelizmente, pelo mesmo motivo, não pode ser curado ou evitado. Você só pode trabalhar em si mesmo: comer bem, movimentar-se muito, manter a alegria e o interesse pela vida.

Aqui está uma lista de verificação simples para você passar pela menopausa sem problemas:

Não se esqueça da atividade física (é desejável esforço moderado de pelo menos 30 minutos por dia). Ioga, Pilates ou apenas uma caminhada rápida bastam.

Coma de forma correta e variada (escrevemos acima sobre o que você deve prestar atenção).

Cuidado com seu peso: durante a menopausa, fica mais fácil ganhar quilos extras devido às mudanças hormonais no corpo.

Não fume: isso não é apenas prejudicial à saúde geral, mas também acelera o início da menopausa.

Durma o suficiente (pelo menos 8 horas por dia).