O açúcar está realmente fazendo você engordar?

Você provavelmente já sabe que comer muito açúcar adicionado pode engordar – mas quão acima do peso ou obeso você ficará? Até agora, a pesquisa feita sobre como o açúcar afeta sua saúde tem sido um tanto superficial, mas uma nova revisão da última e maior ciência feita por pesquisadores da Nova Zelândia tem tudo um pouco complicado.

Os resultados, publicados hoje no BMJ.com , descobriram que ( drumroll, por favor ) …

  • Pessoas que comeram menos açúcar (sem serem instruídas a perder peso) perderam em média 1,8 quilo em um período de 10 semanas a 6 meses.
  • Da mesma forma, as pessoas que aumentaram a ingestão de açúcar ganharam 1,7 quilo, com a maioria dos estudos durando menos de 8 semanas. Pequenas mudanças, sim, mas com o tempo esse ganho de peso pode realmente aumentar.

Então, por que o açúcar engorda? Os pesquisadores suspeitam que, sem surpresa, as pessoas que comem açúcar obtêm mais calorias do que queimam com a atividade física. Além disso, bebidas adoçadas com açúcar são menos satisfatórias do que alimentos naturalmente doces, como frutas, então é mais provável que você exagere no refrigerante do que na maçã. 

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E não se esqueça dos lanches adoçados – eles têm muita energia, o que significa que uma caixa de mini-donuts realmente pesa mais.

A solução? Reduza o açúcar em sua dieta (duh), mas não pare nos culpados óbvios, como refrigerantes e barras de chocolate. Fique de olho nessas surpreendentes bombas de açúcar – e você ficará mais saudável em nenhum momento.