Maneiras de obter uma pele com aparência mais saudável

Existem algumas formas naturais e não invasivas excelentes de aumentar o colágeno , mas também existem vários mitos em torno disso. As pessoas podem querer saber mais sobre as muitas opções para aumentar seu colágeno antes de adicionar qualquer tipo de tratamento de colágeno a suas rotinas pessoais.

O que é colágeno?
O corpo produz menos colágeno à medida que as pessoas envelhecem, causando rugas e rigidez nas articulações.

O colágeno é a forma mais comum e abundante de proteína no corpo.

É encontrada em muitos tecidos dos músculos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e sistema digestivo.

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Porém, quando as pessoas falam sobre a importância do colágeno, geralmente estão se referindo aos seus benefícios para a pele.

O que o colágeno faz pela pele?

Conforme uma pessoa envelhece, seu corpo produz menos colágeno. Essa falta de colágeno resulta nos sinais comuns de envelhecimento. Rugas, flacidez da pele que perdeu sua elasticidade e articulações rígidas são sinais de que o corpo está produzindo menos colágeno.

Quando os níveis de colágeno estão altos, a pele fica macia, lisa e firme. O colágeno ajuda as células da pele a se renovarem e se repararem. O colágeno também ajuda a manter a pele úmida. É por isso que o colágeno tem sido visto como um ingrediente muito importante para o cuidado da pele ao longo dos anos.

Maneiras de aumentar o colágeno

Existem muitas maneiras de aumentar os níveis de colágeno. Uma pessoa pode simplesmente adicionar um alimento diferente à sua dieta, tomar um suplemento ou adicionar uma nova prática à sua rotina diária.

1) Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um composto importante para o colágeno da pele. Pode ser encontrada em alimentos ricos em aminoácidos, como feijão, raízes vegetais e soja. Adicionar ácido hialurônico à dieta por meio de alimentos pode ajudar facilmente a aumentar os níveis de colágeno. O ácido hialurônico também está disponível como suplemento.

2) Vitamina C

A vitamina C é uma das vitaminas mais conhecidas. O corpo humano não pode produzir vitamina C, por isso é muito importante obtê-la através da dieta.

A vitamina C é uma parte importante de uma dieta saudável e pode ser encontrada em alimentos como frutas cítricas e vegetais de folhas verdes.

Uma pesquisa do Indian Dermatology Online Journal sugere que a vitamina C também desempenha um papel importante na proteção da pele e na criação de mais colágeno no corpo.

Muitas empresas de cuidados com a pele adicionam vitamina C a seus cremes protetores por um bom motivo.

A vitamina C pode ser ingerida como suplemento ou adicionada à pele e é encontrada em muitos alimentos. Frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, mamão , morango e brócolis são todos ricos em vitamina C.

3) Gel de aloe vera

As pessoas costumam usar o gel de aloe vera para tratar a pele após uma queimadura solar ou para aliviar uma erupção cutânea. Mas uma nova pesquisa publicada na Clinical, Cosmetic, and Investigational Dermatology sugere que o aloe vera pode ter mais benefícios. Em vez de esperar o aparecimento de danos à pele e tratá-la com aloe vera tópico, os pesquisadores deram às pessoas um extrato de aloe chamado esteróis de Aloe para serem tomados por via oral.

Os resultados mostraram que a produção de ácido hialurônico e colágeno quase dobrou nos participantes. Também houve redução significativa das rugas faciais. Parece que o aloe realmente estimula o crescimento das células corretas.

As pessoas podem achar muito benéfico usar produtos para a pele que contenham babosa. Pode ser usado como creme tópico ou como suplemento oral.

4) Ginseng

O ginseng é usado há séculos na medicina tradicional. Um estudo publicado no Journal of Ginseng Research em 2012 descobriu que o ginseng aumenta a quantidade de colágeno na corrente sanguínea.

O ginseng também possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Os pesquisadores também observaram que o ginseng pode ter o potencial de impedir o envelhecimento das células da pele. O ginseng é freqüentemente encontrado na forma de chá, tinturas e suplementos.

5) Antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger o corpo dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que podem danificar o corpo. Nem todos os antioxidantes aumentam a produção de colágeno, mas ajudam o colágeno presente a fazer o melhor possível.

Existem muitos tipos diferentes de antioxidantes que podem proteger e rejuvenescer a pele de várias maneiras. Os antioxidantes podem ser encontrados em abundância na natureza e nos alimentos. De acordo com a pesquisa publicada na Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências , alimentos e bebidas que contêm antioxidantes incluem:

O chá verde contém antioxidantes que podem ajudar a renovar e rejuvenescer o colágeno.

  • amoras
  • chá verde (ou EGCG, seu componente ativo)
  • erva mate
  • extrato de alcaçuz
  • extrato de amora
  • extrato de romã
  • extrato de café
  • astrágalo
  • canela
  • óleos essenciais de manjericão, orégano e tomilho

6) Retinol

Retinol é outro tipo de antioxidante comumente usado para aumentar os níveis de colágeno na pele. Ajuda a aumentar a vida útil do colágeno, bem como a bloquear certas enzimas que destroem o colágeno, tornando-o um complemento perfeito para muitos kits de cuidados da pele.

7) Terapia de luz vermelha

Alguns tratamentos de pele, como microdermoabrasão, peelings químicos e resurfacing a laser, podem causar complicações. Após esses tratamentos, a pele precisa de muito tempo para se recuperar.

De acordo com estudo realizado em Seminários de Medicina Cutânea e Cirurgia , a terapia com luz vermelha é uma forma rápida e segura de aumentar o colágeno da pele.

A terapia de luz vermelha, ou terapia de luz laser de baixo nível (LLLT), demonstrou aumentar o crescimento do colágeno e melhorar as rugas e a elasticidade da pele. A terapia da luz vermelha é um método não invasivo de aumentar o colágeno que não tem efeitos colaterais. Kits de terapia de luz vermelha estão disponíveis sem receita, e as pessoas podem fazer o tratamento em casa.

8) Proteja a pele do meio ambiente

O uso de protetor solar ajuda a proteger a pele da exposição ao sol e dos raios ultravioleta.

As células da pele estão sempre em um ciclo de criação e destruição. No entanto, existem alguns fatores, como o meio ambiente, que pioram as coisas. Clima severo, poluição, exposição ao sol e até partículas de poeira podem danificar a pele.

As células danificadas precisam ser substituídas, o que reduz ainda mais os níveis de colágeno. Uma solução fácil para isso é simplesmente manter a pele limpa. Lavar e esfoliar diariamente pode ajudar a proteger o colágeno que já está na pele.

Em dias de sol, as pessoas devem sempre usar um bom protetor solar. Eles também devem proteger o rosto com um chapéu sempre que possível. Em dias muito claros, os óculos de sol também podem ajudar a proteger o delicado colágeno ao redor dos olhos.

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Mitos sobre o colágeno

Um dos maiores mitos sobre o aumento dos níveis de colágeno é que você pode aplicá-lo diretamente na pele. Por muitos anos, cremes corporais, loções, pomadas medicamentosas e hidratantes contendo colágeno têm alegado aumentar os níveis de colágeno.

No entanto, na verdade, as moléculas de colágeno são grandes demais para atravessar as camadas inferiores da pele e não têm utilidade real. Isso significa que alguns dos cremes no mercado que contêm colágeno podem ser uma perda de dinheiro.

Outro mito que cerca o colágeno é a prática de adicionar colágeno a uma xícara de café matinal, para que ele sirva como suplemento. Pesquisas postadas no Drug Design, Development and Therapy descobriram que a cafeína tem um efeito negativo no processo de envelhecimento da pele. Isso pode significar que o colágeno adicionado a uma xícara de café pode simplesmente minimizar os danos causados ​​pela cafeína.

Se o colágeno e a saúde da pele são as principais preocupações, pode ser melhor evitar a cafeína por completo.