Descubra 8 alimentos ricos em colágeno para sua pele

Descubra 8 alimentos ricos em colágeno para sua pele

O colágeno é uma proteína que forma a base do tecido conjuntivo do corpo e garante sua resistência e elasticidade. Já falamos da importância do colágeno para a pele, e hoje queremos falar sobre os produtos necessários para a produção natural de colágeno no corpo.

Impacto do colágeno, o que é importante?

O colágeno é o principal componente que forma a base do tecido conjuntivo do corpo: músculos, tendões, ligamentos, pele, cartilagem, articulações, etc. É um dos principais componentes responsáveis ​​pelo nível de resistência e elasticidade de todo o tecido conjuntivo. Além disso, o colágeno fornece suporte para as células e é responsável pela elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos e do coração.

A produção de colágeno diminui gradualmente com a idade. Após cerca de 35-40 anos, a produção de colágeno no corpo diminui, o que pode causar problemas (flacidez e flacidez da pele, aparecimento de rugas). Além disso, a diminuição da produção de colágeno pode levar a doenças como: osteoporose, osteoartrite, dores articulares e musculares.  

Benefícios do colágeno para a pele

Os principais benefícios do colágeno para a pele incluem:

  • Mantendo a elasticidade e firmeza da pele.
  • Fortalece a pele, mantendo um nível ideal de água necessária para a sua hidratação.
  • Compleição, a pele fica radiante, descansada e saudável.
  • Aceleração do processo de regeneração da pele e cicatrização da pele em caso de lesões, cortes.
  • Preservando a juventude e o brilho natural dos cabelos, os cabelos ficam mais fortes e menos propensos a se quebrar.

Produtos que melhoram a produção de colágeno na pele

Não é segredo que para que o corpo receba todas as vitaminas e nutrientes necessários, a alimentação deve ser variada e balanceada. Beber bastante líquido também afeta a produção de colágeno e a hidratação da pele. Esta é a maneira mais fácil e econômica de apoiar a produção de colágeno. 

Não existem curas milagrosas ou remédios para a pele, mas existem alguns que ajudam a aumentar a elasticidade da pele e torná-la mais saudável.

Compilamos uma lista de alimentos que promovem a produção de colágeno:

1. Proteína animal: carne e peixe

A proteína de origem animal (carne, vísceras, gelatina animal) contém uma grande quantidade de colágeno.

Comer carne orgânica é importante. Evite carnes processadas industrialmente.

Os especialistas recomendam comer carne vermelha com moderação (não mais do que uma vez por semana).

Peixes, especialmente salmão, atum ou truta, que são ricos em ômega-3, aumentam naturalmente a concentração de colágeno (também benéfico para ossos e articulações).

2. Frutas e vegetais

Frutas e vegetais vermelhos contêm colágeno: pimentão vermelho, cereja, morango, tomate, framboesa …

E frutas ricas em vitamina C são necessárias para a produção de colágeno: laranja, kiwi, toranja, manga, abacaxi e outras. Por exemplo, o limão não estimula a produção de colágeno, mas age como um antioxidante.

3 ovos

Os ovos são o melhor alimento para a nossa pele, pois contêm altos níveis de colágeno na gema (vitaminas B, E, aminoácidos e enxofre).

4. Frutas secas e nozes

Amendoins, nozes, pistache, amêndoas também estimulam a produção de colágeno. 

 5. Produtos lácteos

Os produtos lácteos (leite, queijo, iogurte, etc.) têm um efeito benéfico na produção de colágeno devido ao seu alto teor de proteína. 

 6. Produtos de enxofre

É preciso ingerir alimentos que contenham enxofre em sua composição (alho, cebola, aipo, pepino, azeitona, uva), eles também fornecem um bom nível de colágeno no organismo.

 7. Chá

O chá (verde, branco, preto ou vermelho) é um antioxidante natural que impede a produção de colágeno em nosso corpo.

8. Gelatina

A gelatina contém colágeno e também é uma fonte valiosa de proteína animal. 

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