COVID-19 e o risco de suicídio

Os impactos emocionais e psicológicos da pandemia podem levar a sentimentos de desesperança e pensamentos sobre suicídio. Aprenda os sinais e o que fazer.

Durante a pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19), você pode sentir ansiedade, medo, frustração, tristeza e solidão – a ponto de esses sentimentos se tornarem constantes e opressores. As condições de saúde mental existentes, incluindo ansiedade severa e depressão grave, podem piorar. Se você está se sentindo desesperado e pensando em suicídio, ou está preocupado com outra pessoa, aprenda como encontrar ajuda e restaurar a esperança.

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Principais estressores relacionados à pandemia COVID-19

Para ajuda imediata

Se você está se sentindo oprimido por pensamentos de não querer viver ou está tendo vontade de tentar o suicídio, procure ajuda agora.

  • Ligue para o 911 ou para o seu número de emergência local imediatamente.
  • Ligue para uma linha direta de suicídio. Nos Estados Unidos, ligue para a National Suicide Prevention Lifeline em 1-800-273-8255 a qualquer hora do dia – pressione “1” para acessar a Veterans Crisis Line ou use o Lifeline Chat .

Na maioria das vezes, os pensamentos suicidas são o resultado de sentir que você não consegue lidar com ou se recuperar quando se depara com o que parece ser uma situação de vida opressora. Ainda há poucos dados sobre a pandemia COVID-19 e seu impacto na taxa de suicídio. Mas, claramente, a pandemia adicionou intenso estresse emocional e mental à vida de pessoas em todo o mundo. O medo, a ansiedade e a depressão podem resultar de uma ampla gama de preocupações e experiências, desde questões pessoais e familiares até o estresse relacionado ao trabalho.

Preocupações pessoais e familiares

As situações variam, mas os problemas pessoais e familiares podem incluir:

  • Medo de que você ou seus entes queridos recebam o Covid 19
  • Sem chance de estar com e confortar seu ente querido que está gravemente doente ou morrendo no hospital
  • Luto pela perda de um ente querido para Covid 19 ou outra doença
  • Isolamento social, especialmente se você mora sozinho ou em uma instalação onde visitantes são temporariamente proibidos
  • Estar em quartos próximos com a família sob ordens de ficar em casa, o que pode aumentar o risco de abuso conjugal, parceiro ou infantil
  • Início ou agravamento do uso indevido de álcool ou drogas
  • Ter outros transtornos de saúde mental, como depressão grave, transtorno bipolar, transtorno de estresse pós-traumático ou um transtorno de ansiedade

Preocupações relacionadas ao trabalho

Dependendo do tipo de trabalho que você tem, exemplos de problemas relacionados ao trabalho incluem:

  • Ansiedade devido a trabalhar em um ambiente de alto risco, como em um hospital ou casa de repouso, ou ser o primeiro a responder
  • Sentir-se sobrecarregado ao trabalhar em instalações de saúde lotadas que tratam pessoas com Covid 19 , especialmente em locais que podem ter falta de pessoal e equipamento de proteção individual
  • Sentir-se exausto e frustrado como profissional de saúde porque sente que não poderia fazer o suficiente pelas pessoas com COVID-19 que morreram
  • Medo e ansiedade sobre o risco aumentado de COVID-19 porque você é um trabalhador essencial, como um trabalhador na indústria de alimentos ou transporte, cujo trabalho requer atender o público pessoalmente
  • Preocupação ou perda real de um emprego ou empresa, causando dificuldades financeiras
  • Preocupe-se em saber como você fornecerá as necessidades básicas para você e sua família se ficar sem trabalho por um período imprevisível de tempo ou se perder o emprego

Sinais de alerta de suicídio

Quer você esteja tendo pensamentos suicidas ou conheça alguém que se sente suicida, aprenda os sinais de alerta de suicídio e como pedir ajuda imediata e tratamento profissional. Você pode salvar uma vida – a sua ou a de outra pessoa.

Os sinais de alerta de suicídio ou pensamentos suicidas incluem:

  • Falar sobre suicídio: por exemplo, fazer afirmações como “Vou me matar” ou “Eu queria estar morto”
  • Conseguir meios de tirar sua própria vida, como comprar uma arma ou estocar pílulas
  • Retirar o contato com outras pessoas mais do que o normal, mesmo que ficar em casa pode ser recomendado durante a pandemia de COVID-19 : por exemplo, não responder a qualquer tipo de comunicação de terceiros, como ligações, textos ou outras mensagens
  • Ter mudanças de humor, como estar emocionalmente alto em um dia e profundamente desanimado no outro
  • Estar preocupado com a morte, morrer ou violência
  • Sentir-se preso ou sem esperança em relação a uma situação
  • Uso excessivo de álcool ou drogas
  • Mudar sua rotina normal, incluindo hábitos alimentares ou de sono
  • Fazer coisas arriscadas ou autodestrutivas, como usar drogas ou dirigir imprudentemente
  • Distribuir pertences ou colocar os negócios em ordem quando não há outra necessidade de fazê-lo
  • Dizendo adeus às pessoas como se elas não fossem mais vistas
  • Desenvolver mudanças de personalidade ou estar muito ansioso ou agitado

As circunstâncias únicas da pandemia COVID-19 , incluindo pouca interação social, podem tornar mais desafiador identificar pessoas em risco de suicídio. Os sinais de alerta nem sempre são óbvios e podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas deixam suas intenções claras, enquanto outras mantêm pensamentos e sentimentos suicidas em segredo.

Peça ajuda

Durante a pandemia COVID-19 , você ainda pode estender a mão para outras pessoas de maneira segura e pedir ajuda. Seja por telefone, texto ou e-mail ou uma plataforma de mídia social confiável, não tenha medo de deixar que os outros saibam que você está se sentindo sobrecarregado e precisa de suporte. Pelo menos comece a conversa.

Se você acha que pode se machucar ou tentar suicídio, obtenha ajuda imediatamente, realizando uma das seguintes ações:

  • Contacte o seu médico ou um profissional de saúde mental para o ajudar a lidar com pensamentos suicidas.
  • Ligue para um número de crise de saúde mental ou uma linha direta de suicídio. Nos Estados Unidos, ligue para a National Suicide Prevention Lifeline em 1-800-273-8255 a qualquer hora do dia – pressione “1” para acessar a Veterans Crisis Line ou use o Lifeline Chat .
  • Ligue para o 911 ou seu número de emergência local.
  • Estenda a mão para um amigo próximo ou ente querido.
  • Contate um ministro, líder espiritual ou outra pessoa em sua comunidade religiosa.

Mesmo depois que a crise imediata passar, procure ajuda para obter tratamento adequado para pensamentos e sentimentos suicidas e aprenda estratégias eficazes de enfrentamento. Mantenha uma lista de recursos e números disponíveis. Em sua lista, inclua os números de contato de seus médicos, profissionais de saúde mental e centros de emergência, bem como de amigos ou entes queridos de confiança.

Quando outra pessoa é suicida

Se alguém disser que está pensando em suicídio ou se comportar de maneira que faça você pensar que a pessoa pode ser suicida, não menospreze ou ignore a situação. Se você está preocupado com um amigo ou ente querido, considere estas ações, dependendo da situação:

  • Ofereça à pessoa a oportunidade de falar sobre seus sentimentos, mas tenha em mente que não é sua função substituir um profissional de saúde mental.
  • Incentive a pessoa a ligar para um centro de crise de saúde mental ou linha direta de suicídio.
  • Estimule a pessoa a buscar tratamento profissional.
  • Incentive-o a encontrar ajuda de uma pessoa de confiança, grupo de apoio ou comunidade religiosa.
  • Ofereça-se para ajudar a pessoa a encontrar a assistência e o apoio necessários, incluindo ficar com a pessoa até que um ambiente seguro seja providenciado.

Se alguém está postando mensagens suicidas nas redes sociais, muitos sites como o Facebook ou Instagram oferecem opções de como responder – pesquise no site por “suicídio” ou “prevenção do suicídio”. Em situações urgentes, nos EUA, ligue para o 911 ou para a National Suicide Prevention Lifeline em 1-800-273-8255 para obter ajuda.

Estratégias de prevenção

Durante e após a pandemia de COVID-19 , as questões de saúde mental precisam de mais atenção para reduzir o risco de suicídio. Em termos gerais, isso significa que os serviços de saúde mental públicos e privados e os provedores individuais precisam ser criativos na localização, avaliação e tratamento de indivíduos em risco de suicídio. Isso pode incluir, por exemplo, melhorar as condições de trabalho e fornecer mais serviços de saúde mental para os trabalhadores nas linhas de frente, encorajando pausas programadas e folgas, oferecendo aconselhamento em teles-saúde ou fornecendo apoio alimentar e ajuda financeira para aqueles que perderam seus empregos.

A ação individual também é importante, especialmente durante os momentos em que o auto-isolamento e o distanciamento físico são recomendados. Se você está preocupado que alguém está ou pode ficar deprimido ou suicida:

  • Faça check-in regularmente. Use chamadas telefônicas, mensagens de texto, chamadas de vídeo ou outros métodos de mensagem se o distanciamento físico for necessário – especialmente se a pessoa tiver um problema de saúde mental.
  • Ofereça-se para ajudar nas necessidades básicas. Por exemplo, você pode se oferecer para pegar mantimentos ou itens de farmácia ou conectar a pessoa a um serviço de entrega ou organização voluntária que possa ajudar.
  • Saliente a importância de uma rotina diária. Por exemplo, sugira que se levante e vá para a cama no mesmo horário todos os dias e faça refeições regulares.
  • Incentive a atividade física. Isso pode incluir, por exemplo, fazer caminhadas regularmente, fazer exercícios de alongamento ou jardinagem.
  • Incentive a atividade mental. Sugira atividades que estimulem a mente. Isso pode incluir, por exemplo, aprender uma nova habilidade ou hobby assistindo a um vídeo online.
  • Sugira limitar o tempo gasto na leitura das notícias. Notícias negativas podem gerar ansiedade. Para obter atualizações sobre o COVID-19 , visite sites confiáveis, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
  • Aprenda os sinais de alerta do suicídio. Aprender o que observar pode ajudá-lo a determinar quando e se você precisa agir para ajudar seu ente querido a superar uma crise de saúde mental.

Você não é responsável por impedir que alguém tire a própria vida – mas seu apoio e intervenção podem ajudar a pessoa a ver se há outras opções disponíveis para permanecer segura e obter tratamento.