As fontes de fibra perfeitas para perda de peso que o ajudarão a perder peso

As fontes de fibra perfeitas para perda de peso que o ajudarão a perder peso

Quando se trata de perder peso , todos os especialistas concordam em ter uma dieta balanceada e combiná-la com exercícios físicos. Sob essas duas premissas, o sucesso é quase garantido, mas o que deve comer uma dieta balanceada? Logicamente, alimentos ricos em nutrientes e que fornecem ao organismo as proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis ​​de que necessita.

Porém, ao desenvolver os alimentos que podem ser incluídos nesses tipos de alimentação saudável, surgem dúvidas, como se um grupo de alimentos deve ser consumido mais do que outro. Médicos e nutricionistas recomendam comer carnes magras, peixes, frutas, vegetais e nozes, entre muitos outros alimentos. Mas há algo que nunca falta nessa lista: fibra.

A fibra é um componente vegetal que está presente em um grande número de alimentos e que, ao contrário do que acontece com as gorduras, proteínas ou carboidratos, não é facilmente digerível pelo organismo. Isso causa uma sensação de saciedade muito eficaz para pessoas que procuram perder peso, portanto, fibras não podem faltar em qualquer plano de perda de peso .

Fibra e perca peso

Embora não tenha a fama das dietas mais famosas que seguem as celebridades, a verdade é que a fibra está presente em praticamente todas elas. Seus benefícios têm sido estudados ao longo dos anos e muitos estudos o confirmam. 

A fibra não só causa uma sensação de saciedade que nos fará comer menos, mas também proporciona outros benefícios ao corpo

Uma conhecida nutricionista americana, explica à Prevention que “a fibra retarda a digestão, o que faz você se sentir satisfeito e pode ajudá-lo a comer menos e ficar satisfeito por mais tempo”. E quanto mais saciados, menor a chance de petiscar entre as refeições e de boicotar qualquer processo para emagrecer.

Essa sensação de plenitude não é o único benefício da fibra. A especialista em prevenção da diabetes, observa que “porque a fibra ajuda a retardar a digestão, também reduz a rapidez com que seu corpo responde aos carboidratos que você ingere e pode ajudá-lo a controlar melhor sua insulina e resposta à insulina . do açúcar à comida. “

Como se não bastasse, a fibra ajuda a reduzir o colesterol LDL , conhecido como colesterol ruim, reduzindo assim a possibilidade de doenças cardiovasculares. Também é altamente recomendado para quem sofre de constipação, pois ajuda a regular as idas ao banheiro e pode reduzir as chances de câncer colorretal a longo prazo.

Alimentos fibrosos

Uma vez que estamos cientes de como é benéfico adicionar fibras à nossa dieta, é normal fazer uma pergunta: quanta fibra devemos ingerir por dia ? Os especialistas concordam em uma cifra, no mínimo 25 gramas por dia por pessoa, embora Moore e Linares alertem que essa quantidade deve ser alcançada aos poucos nas pessoas não acostumadas: passar do nada a 25 gramas de fibra diária pode causar problemas gastrointestinais.

Além disso, os dois nutricionistas concordam em um conselho, para distribuir a fibra consumida diariamente nas diferentes refeições do dia: “Se você comer 3 refeições e 2 lanches ao longo do dia, deve tentar obter aproximadamente 5 gramas de fibra em cada refeição ou lanche. ” Assim, o corpo se acostuma com a fibra e obtém todos os benefícios de seu consumo.

Quais são os alimentos ricos em fibras ? São muitos e, além disso, podemos combiná-los para saboreá-los a qualquer hora do dia: grãos inteiros ou quinua, no café da manhã; frutos secos, para o lanche da manhã; lentilhas e outras leguminosas, para comer; frutas para o lanche da tarde e vegetais para o jantar. Uma maneira de dividir a ingestão de fibras ao longo do dia.

Abacates, maçãs, amêndoas, brócolis, quinua, ervilhas, lentilhas … a lista de alimentos ricos em fibras é interminável

Um fato importante é que é necessário beber água . Os especialistas recomendam beber dois litros por dia e Krista  explica sua importância já que “a fibra ajuda a ir ao banheiro com regularidade, mas só funciona se você beber bastante água”. Se todos esses passos forem seguidos, perder peso será um pouco mais fácil e nossa alimentação será mais balanceada.

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