A fruta ajuda a perder peso?

A fruta ajuda a perder peso?

É do conhecimento geral que a fruta é um dos alimentos básicos de uma dieta saudável .

É incrivelmente nutritivo e repleto de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

A fruta até foi associada a riscos reduzidos de doenças cardíacas e diabetes.

No entanto, contém mais açúcares naturais do que outros alimentos integrais, como vegetais. Por isso, muitas pessoas questionam se é bom para a sua cintura.

Este artigo analisa os efeitos potenciais da fruta no peso para determinar se ela é favorável à perda de peso ou engorda.

A fruta tem baixo teor calórico e alto teor de nutrientes

A fruta é um alimento denso em nutrientes, o que significa que tem poucas calorias, mas é rico em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras.

Uma laranja grande pode atender 163% de suas necessidades diárias de vitamina C, um componente essencial da saúde imunológica.

Por outro lado, uma banana média fornece 12% do potássio de que você precisa em um dia, o que ajuda a regular a atividade dos nervos, músculos e coração.

As frutas também são ricas em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo e podem reduzir o risco de certas doenças crônicas como câncer e diabetes.

Além do mais, eles também contêm fibras, que podem promover a regularidade, melhorar a saúde intestinal e aumentar a sensação de saciedade.

E como as frutas têm poucas calorias, incluí-las na dieta pode ajudar a diminuir a ingestão diária de calorias, ao mesmo tempo que fornece nutrientes essenciais.

Por exemplo, uma pequena maçã contém apenas 77 calorias, mas fornece cerca de 4 gramas de fibra, que é até 16% da quantidade necessária para o dia.

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Outras frutas são igualmente baixas em calorias. Por exemplo, meia xícara (74 gramas) de mirtilos contém 42 calorias, enquanto meia xícara (76 gramas) de uvas fornece 52 calorias.

Usar alimentos de baixa caloria como frutas para substituir alimentos de alto teor calórico pode ajudar a criar um déficit calórico, que é necessário para a perda de peso.

Um déficit calórico ocorre quando você gasta mais calorias do que ingere. Isso força seu corpo a usar as calorias armazenadas, principalmente na forma de gordura, o que causa perda de peso.

Comer frutas inteiras em vez de doces, biscoitos e batatas fritas com alto teor calórico pode reduzir significativamente a ingestão de calorias e promover a perda de peso.

RESUMO:A fruta tem poucas calorias, mas é rica em nutrientes. Comê-lo no lugar de um lanche de alto teor calórico pode ajudar a aumentar a perda de peso.

Frutas podem fazer você se sentir satisfeito

Além de ter poucas calorias, a fruta também enche de forma incrível, graças ao seu conteúdo de água e fibras.

As fibras se movem lentamente pelo corpo e aumentam o tempo de digestão, o que leva a uma sensação de plenitude.

Alguns estudos sugeriram que a fibra também pode levar à redução do apetite e da ingestão de alimentos.

Em um estudo, comer uma refeição rica em fibras reduziu o apetite, a ingestão de alimentos e o açúcar no sangue em homens saudáveis.

Outra pesquisa mostra que o aumento da ingestão de fibras pode ajudar a promover a perda de peso e reduzir o risco de ganho de peso e gordura.

Um estudo de 2005 descobriu que tomar suplementos de fibras em combinação com uma dieta de baixa caloria causou perda de peso significativamente maior do que uma dieta de baixa caloria sozinha.

Além disso, a fruta tem um alto teor de água. Isso permite que você coma um grande volume e se sinta satisfeito, mas consuma poucas calorias.

Um pequeno estudo descobriu que comer alimentos com maior teor de água levou a um maior aumento da saciedade, menor ingestão de calorias e redução da fome, em comparação com beber água enquanto come.

Devido ao seu alto teor de fibra e água, frutas como maçãs e laranjas estão entre os principais alimentos no índice de saciedade, uma ferramenta projetada para medir o quão preenchidos os alimentos são.

A incorporação de frutas inteiras em sua dieta pode mantê-lo satisfeito, o que pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e aumentar a perda de peso.

RESUMO:A fruta é rica em fibras e água, o que pode ajudar a aumentar a saciedade e diminuir o apetite.

A ingestão de frutas está associada à perda de peso

Vários estudos encontraram uma associação entre o consumo de frutas e a perda de peso.

Um grande estudo acompanhou 133.468 adultos ao longo de um período de 24 anos e descobriu que a ingestão de frutas estava associada a uma maior perda de peso ao longo do tempo. Maçãs e frutas parecem ter o maior efeito sobre o peso.

Outro estudo menor em 2010 descobriu que pessoas obesas e com excesso de peso que aumentaram a ingestão de frutas tiveram maior perda de peso.

A fruta também é rica em fibras, o que tem sido associado ao aumento da perda de peso.

Um estudo acompanhou 252 mulheres ao longo de 20 meses e descobriu que aquelas que comeram mais fibras tiveram um risco menor de ganhar peso e gordura corporal do que as participantes que comeram menos fibras.

Outro estudo mostrou que os participantes que tomaram suplementos de fibra experimentaram diminuição do peso corporal, gordura corporal e circunferência da cintura, em comparação com os do grupo de controle.

A fruta é um componente básico de uma dieta alimentar completa , que demonstrou aumentar a perda de peso por si só.

Um pequeno estudo mostrou que os participantes que comeram alimentos integrais, dieta à base de plantas, tiveram redução significativa do peso corporal e do colesterol no sangue, em comparação com os do grupo de controle.

Lembre-se de que esses estudos mostram uma associação entre comer frutas e perda de peso, mas isso não significa necessariamente que um causou o outro.

Mais estudos são necessários para determinar o quanto a fruta pode ter um papel direto no peso.

RESUMO:Alguns estudos descobriram que o consumo de frutas, uma alta ingestão de fibras e dietas com alimentos integrais estão associados à perda de peso. Mais pesquisas são necessárias para ver quanto efeito a própria fruta pode ter.

A fruta contém açúcares naturais

Os açúcares naturais encontrados nas frutas são muito diferentes dos açúcares adicionados normalmente usados ​​em alimentos processados. Os dois tipos podem ter efeitos muito diferentes na saúde.

O açúcar adicionado tem sido associado a uma série de problemas de saúde em potencial, incluindo obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Os tipos mais comuns de açúcar adicionado são dois açúcares simples chamados glicose e frutose. Adoçantes como açúcar de mesa e xarope de milho rico em frutose são uma combinação de ambos os tipos.

As frutas contêm uma mistura de frutose, glicose e sacarose. Quando consumida em grandes quantidades, a frutose pode ser prejudicial e pode contribuir para problemas como obesidade, doenças do fígado e problemas cardíacos.

Por esse motivo, muitas pessoas que procuram comer menos açúcar acreditam erroneamente que precisam eliminar as frutas de sua dieta.

No entanto, é importante distinguir entre a grande quantidade de frutose encontrada nos açúcares adicionados e as pequenas quantidades encontradas nas frutas.

A frutose só é prejudicial em grandes quantidades e seria muito difícil comer frutas suficientes para atingir essas quantidades.

Além disso, o alto teor de fibras e polifenóis das frutas reduz o aumento do açúcar no sangue causado pela glicose e sacarose.

Portanto, o teor de açúcar da fruta não é um problema para a maioria das pessoas quando se trata de saúde ou perda de peso.